segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Letra e música

   Muitas vezes um bom texto está onde menos se espera. Até mesmo preso nos ouvidos das pessoas.
   É isso aí! A música pode - e deve - ser avaliada como um gênero de texto. É como se ela fosse um poema com melodia.
   Mas é claro que eu não falo de todas as músicas. Há muitas por aí que não trazem consigo um pingo de dignidade. Acho que não preciso ser muito enfática pra que vocês percebam do que é que eu estou falando.
   Uma boa música - peço licença para os músicos agora, pois sou leiga neste assunto e, portanto, só vou opinar sobre qualidade de texto - reflete as emoções do autor com propriedade, esmiuçando com cuidado cada sentimento que brota de cada um de nós. Pra isso, ele pode usar uma série de recursos e um dos principais é a linguagem figurada. Dizer de um jeito novo, diferente, todo aquele sentimento que acabamos de descrever.
   Seria muito fácil falar do que sentimos sempre do mesmo modo. Fácil e tedioso. Por isso há poucas pessoas por aí que sabem fazer isso com maestria. E o exemplo deste post é o Milton Nascimento.
   Não curto muito a forma como ele canta, mas é incontestável a qualidade que ele possui como compositor. É lindo e algumas músicas dele calam fundo na minha alma. 
   A minha preferida chama-se "Bola de meia, bola de gude", que ele fez em parceria com o Fernando Brant. Ele poderia simplesmente dizer que ainda acredita num bom futuro, mas isso é pouco pra ele. Sempre que posso, mostro aos meus alunos - acho que a geração de hoje perde muito no que diz respeito à qualidade musical... mas enfim! É pra isso que estamos aqui.
   Fiquem com o vídeo e a versão da música cantada pelo 14 bis! Aliás, recomendo o show destes caras.Tenho certeza de que vocês vão gostar! 
   Até a próxima!



Um comentário:

  1. Ae, sister. E se o meu post tinha a sua cara, este tem a minha, né? =D
    É nozes! =]

    ResponderExcluir