quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Meu ideal seria escrever... como o Rubem Braga

   O Rubem é um dos meus autores preferidos. Ele realmente consegue falar para a minha alma, como se dissesse: "Ei, Cilene, eu te conheço. Vou escrever uma história pra você". Acho sim que é um dos maiores cronistas que este país acolheu e não me dei por satisfeita enquanto não tive nas mãos boa parte de sua obra que fica bem guardadinha aqui na estante de casa.
    Ele é de uma sensibilidade fora dos padrões. Consegue contar histórias lindas, dessas que a gente quer contar pros netos, como que garantindo que este planeta tão maltratado ainda carrega nas costas um pouco de integridade. Aí a gente, naqueles dias que tem vontade de pendurar as chuteiras, lê uma história do Rubem e pensa: "Tá bom, vai. A vida pode ser bonita, sou eu que não estou vendo..." Ele consegue trazer de volta a esperança de dias melhores - já que estes dias, muitas vezes, parecem que vão chegar junto com um aumento de salário.
   Minha indicação de hoje são os textos "Recado ao senhor 903" , que conta a história de um homem que escreve uma carta ao vizinho pedindo desculpas pelo barulho que andava fazendo; "O padeiro" e "A conspiração dos outros". Esta última crônica é sensacional porque ele fala sobre a sensação que todos nós já sentimos de ter levantado um dia desses aí com o pé esquerdo.  
   Bom, é isso aí! Até mais!
   PS: Para os mais antenados... o título deste post é o nome de uma outra crônica fantástica. Vale a pena ler, tem na internet, só não consegui linkar! =)

3 comentários: