sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícia no desenho

   A charge ganhou grande notoriedade nos dias atuais. Isso porque ela atende a demanda do mundo moderno - a rapidez na informação e a necessidade da crítica àquilo que não está certo. Além disso, ela se utiliza da ironia e do humor - ingredientes fundamentais para que possamos sobreviver numa vida cada vez mais agitada e caótica. Ou seja: a charge é bacana porque traz consigo três requisitos de suma importância : informação, crítica e riso.
   Trata-se portanto de uma arte que passa a não fazer mais tanto sentido nos dias subsequentes ao da publicação, pois o ingrediente principal da charge é perecível: a notícia fresquinha, saída do forno. No entanto, vale lembrar que, no Brasil, como os problemas parecem ser insolucionáveis, pois demoram longos períodos para que saiam da vida das pessoas, muitas charges de 2007, 2008, 2009 ainda são atuais. Afinal, desde quando se faz necessária uma reforma educacional? E na saúde pública, então?
   O Brasil é um país que tem filhos muito criativos. Com os chargistas não seria diferente. Gosto bastante do Glauco (aquele que infelizmente faleceu no início deste ano, você com certeza deve ter ouvido falar da morte trágica dele) e do Angeli, mas há outros muito bons.

   Acho que essa aí debaixo retrata bem o momento que estamos vivendo...

Retirada de www.uol.com.br/angeli

4 comentários:

  1. "A charge é bacana..."
    Este vocabulário vc aprende em:
    a) 1989 - aos 7 anos, na alfabetização
    b) 1983 - foi praticamente a primeira palavra
    c) 1985 - só porque eram meados dos anos 80, a década mais brega que já existiu
    d) 1981 - este vocabulário não é seu, foi "absorvido" da nossa mãe ainda na vida intra-uterina
    e) Todas as alternativas anteriores.

    E a resposta certa é.... EEEE hahahahaah =D
    Brincadeira, irmã, eu tbm uso essa palavra. Não pude deixar de comentar huahua
    Adoro charges. Pra começo de conversa são jornalísticas... rs

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q vc, Carina, está querendo causar intrigas.... msm pq a Cilene eh profs.... e profs precisa, em vários momentos, "achegar-se" aos alunos.... com isso nada melhor q usar termos mais leves, descontraidos para quebrar barreiras!!!!
    Cilene, vai c td!!!!! Tô c vc!

    ResponderExcluir
  3. Mas Carina.... seu senso de humor eh ótimo e afiado!!!!!! Tbm tô c vc!!!!!!!

    ResponderExcluir